PEDALANDO PELA REGIÃO DO PIRAÍ EM JOINVILLE

Notícias por RSS Compartilhar no Facebook Postado por Brümmer Advocacia, em 28/02/2011, às 16:02, na categoria Diversos,Meio Ambiente

A região do Piraí faz parte da área rural do município de Joinville, fica na parte mais afastada da rua XV de Novembro a paisagem é maravilhosa onde a Mata Atântica foi praticamente intocada pelo homem. As cachoeiras são sua principal atração sendo constituídas por quatro quedas que formam um tobogã natural, lagoas com água cristalina e muitas árvores. No verão, existem aqueles que vão às cachoeiras procurando diversão diferente da maioria das pessoas, que prefere as praias.

O Piraí é perfeito para o Ecoturismo, tanto para turistas quanto para os próprios moradores de Joinville, mas, infelizmente o investimento sempre foi pouco no local, os gestores sempre deram ênfase as indústirias, atividade de grande impacto ambiental. O uso sustentável do Piraí, favoreceria um grande número de pessoas, abrindo outras portas para o desenvolvimento do município.

Agora já será possível viajar de bicicleta pelo “Circuito de Cicloturismo da Região do Piraí”, enfim, reconheceram o potencial do local, as 17 placas de sinalização do circuito já estão instaladas e os cicloturistas poderão apreciar, no percurso de 39 quilômetros, uma região rica em mata atlântica, rios, cascatas, arrozais e conhecer as propriedades que remetem à história da imigração em Joinville.

Para os experientes na atividade, o circuito é considerado curto. Há pontos de descanso ao longo do trajeto; portanto, não é preciso ser atleta para percorrer o local. O roteiro foi pensado e elaborado em 2010, e foram realizadas inúmeras visitas a campo, de carro e de bicicleta. “É o primeiro roteiro organizado de cicloturismo em Joinville. A proposta é para que se amplie para as demais regiões do município”, que assim seja! Outro objetivo é desenvolver uma atividade turística na região aliada à conservação e preservação ambiental, por estar inserida na APA Dona Francisca.

A realização deste circuito é resultado da parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Fundação Turística de Joinville (Promotur), idealizadora da proposta, apoiada pelo Movimento Pedala Joinville, Associação do Turismo Eco-rural, proprietários rurais, além de agências e operadoras de turismo.

O projeto deve iniciar agora em fevereiro com seu lançamente, quem tiver interesse em conhecer o circuito pode obter mais informações na Fundação Turística 47 3453-2663 ou pelo 0800 643 5015. Acesse o site da Fundação Turística de Joinville: www.turjoinville.com.br.

Agora é só pegar a Bike e se jogar para o Piraí galera!

Fonte: Consciência com ciência (http://www.conscienciacomciencia.blogspot.com)

Deixe seu Comentário