RIVIERA SANTA MARIA: A ITAPOÁ DO FUTURO COMEÇA AGORA

Notícias por RSS Compartilhar no Facebook Postado por Assessoria, em 05/05/2013, às 13:05, na categoria Direito Administrativo,Direito Ambiental,Direito Urbanístico,Diversos,Legislação,Meio Ambiente,Outros Ramos do Direito

Ontem (03/05/2013), no Clube Maresia, em Itapoá-SC, aconteceu a apresentação do estudo conceitual da Riviera Santa Maria para a comunidade política e empresarial da cidade. O estudo, elaborado pelo escritório Jaime Lerner Associados, contempla as mais modernas tendências urbanísticas. A plateia teve a oportunidade de ouvir do próprio Jaime Lerner, urbanista consagrado no Brasil e no exterior, os fundamentos da concepção do estudo. Um dos pontos altos do plano é a alocação da parte frontal para o que Jaime chamou de Praia de Bambu. Neste espaço, de uso público, ficarão lojas, restaurantes e áreas de descanso e lazer. Uma alameda para pedestres fará a conexão entre os estabelecimentos. As construções e o passeio terão cobertura de bambu, em formatos diversos, criando uma identidade própria.

Haverá ainda uma Rambla, avenida para convivência, gastronomia e entretenimento. Outra avenida deverá abrigar os estabelecimentos comerciais e de serviço de maior porte. Estão previstos espaços para creches, postos de saúde e escolas. E dois lagos, com muita área verde, para entremear as moradias, sejam casas ou apartamentos. A receita do urbanista é a de planejar para que moradia, trabalho, compras, saúde, educação, lazer e serviços públicos fiquem o mais próximo possível. Isso permite o deslocamento dentro de empreendimento através de ciclovias e ruas para pedestres, diminuindo o tráfego de veículos. E implica em aceitar e estimular a diversidade, absorver a mistura de usos, atividades, rendas e tipologias e adotar as melhores práticas de preservação ambiental e sustentabilidade (utilização de água da chuva, jardins filtrantes para o esgoto, aproveitamento da energia solar, etc.).

Em nome da IGG, proprietária da área, falou Rubens Geraldo Gunther. Lembrou a visão de Geraldo Mariano Gunther, fundador da empresa, de que essa gleba deveria ser utilizada para um grande empreendimento, que viesse beneficiar todo o município. Fez um breve histórico sobre o trabalho de consolidação da propriedade e das iniciativas da família Gunther, ao longo dos anos, no sentido de colaborar com o progresso da cidade. Segundo Rubens, “criaram-se as condições agora para que esse espaço abrigue um projeto transformador para Itapoá”.

O Prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar manifestou-se no sentido de que Itapoá já estava precisando de um grande projeto urbanístico como esse e que o município terá aí um grande trunfo para o seu desenvolvimento. Saudou especialmente a participação de Jaime Lerner, lembrando a competência e inovação, marcas das administrações de Lerner à frente da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná. E acrescentou: “Devemos pensar em Itapoá também no longo prazo. O desenvolvimento do país, no âmbito geral, e a expansão do Porto Itapoá na esfera municipal, criam as condições para a implantação desta nova “cidade” dentro da cidade”.

Alberto Accioly Veiga Filho, representando o grupo de desenvolvedores que está assessorando a IGG no desenvolvimento do projeto, destacou a conjunção de fatores favoráveis que permitiram que se chegasse a essa nova proposta para Itapoá. E assinalou os próximos passos. Paralelamente ao detalhamento do Masterplan urbanístico e o desenvolvimento do EIA/RIMA para a obtenção do licenciamento ambiental, serão realizadas reuniões com órgãos públicos e entidades comunitárias. Somente após essa fase  é que se poderá iniciar as obras do empreendimento. E finalizou com uma frase de John Lennon: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto, é realidade”.

Link para os slides da apresentação: https://www.dropbox.com/s/temkog4w13bjv2a/Apresentacao%20RSM%2003_05_2013.pdf

10 Comentários

  1. Mario Karas disse:

    Tenho casa em Itapoá, gostaria de mais detalhes sobre esse investimento pois pretendo investir mais na região.

  2. Assessoria disse:

    Olá Mário,

    Seguem links com maiores detalhes do empreendimento:

    http://www.praiadebambu.com.br/

    http://rivierasantamaria.com.br

    Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

  3. ademir disse:

    onde sera construído qual balneario

  4. Assessoria disse:

    Boa Tarde Ademir,

    Em Itapoá/SC.

  5. lorena disse:

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI COMEÇAR AS OBRAS,POIS PRETENDO ENVESTIR EM OBRAS,COMO COMPRA DE TERRENOS PERTO DA RIVIERA,IRA MESMO SER CONSTRUIDA,E VERDADE.AGRADEÇO A RESPOSTA.

  6. Assessoria disse:

    Há maiores informações nos sites do empreendedor, conforme abaixo:

    http://rivierasantamaria.com.br
    http://www.praiadebambu.com.br

    Agradecemos o contato.

  7. Gisleine disse:

    Boa noite
    Por gentileza gostaria de datas exata de começo de construção do projeto, pois procurei nos sites que vocês colocaram em resposta a outra pessoa e não encontrei.

  8. Assessoria disse:

    Boa Noite Gisleine,

    Obrigada pelo contato.
    Você pode acompanhar o projeto através do site http://www.rivierasantamaria.com.br
    Há uma opção para você manter o contato diretamente, através do e-mail: contato@rivierasantamaria.com.br.

  9. jeferson disse:

    VILA RICA
    Bom dia. Possuo terreno no balneario vila rica.
    e só de falar o este nome arrepia os corretores
    escriturado registrado no cartorio de imoveis
    falei com um funcionario da prefeitura
    que me disse que eu iria se incomodar .
    que quem deveria fazer a rua
    seria a loteadora e que é provavel que teria
    até pessoas morando lá ja que se passaram quase 30 anos!.
    E nao fizeram ruas. gostaria de aproveitar
    o espaço de tao importante noticia para tentar uma
    resposta ja que outras pessoas compraram
    Na fé e legalidade. obrigado e boa sorte na nova empreitada.

  10. Bom diaa!!!
    Sejam bem vindos investidores!!! Itapoá encontra-se em construção…
    São 32 km de praia, com vasta orla e água pura!!!
    Venha investir em Itapoá!

    http://www.imovelemitapoa.com.br/

    Rafaela Imobiliaria Total
    Fone. ( 47) 9666 7616
    ( 47) 3443 3991

Deixe seu Comentário