EROSÃO COSTEIRA: MARÉ ALTA DESTRÓI ORLA EM SÃO LUÍS/MA

Notícias por RSS Compartilhar no Facebook Postado por Simone Brümmer, em 17/02/2010, às 21:02, na categoria Direito Ambiental,Meio Ambiente

Neste verão, quem vive à beira do mar em São Luís não tem mais dormido direito. Moradores se revezam em vigilância já que, onde a maré chega, pouca coisa permanece intacta.

Junto com as marés altas, se chegarem ondas altas, a destruição da orla é ainda maior. Em alguns trechos, as pancadas são tão fortes que a cerca de proteção está sendo destruída. Comerciantes e moradores tentam proteger bares e casas com pneus, sacos de areia e barreiras de concreto.

Durante o dia é possível ter uma noção mais exata dos prejuízos que a maré alta provoca. Em um ponto da praia, em São Luís, os coqueiros foram quase todos arrancados e o concreto do piso, destruído. Quando a maré recua, é hora de arrumar os estragos.

Os problemas se espalham pelo litoral nordestino. Em Sergipe, a força da maré tem obrigado donos de casas de veraneio a mudar as construções de lugar. A cada ano o mar avança um pouco mais. Na Região Metropolitana do Recife, as ondas varreram os bares das praias.

Segundo especialistas, nesta época do ano, as marés ficam ainda mais intensas por causa da mudança da lua e da velocidade dos ventos.

Fonte: G1 e Canal Ambiente Brasil (http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=51763)

Deixe seu Comentário