CIENTISTAS FAZEM APELO POR CONDUTA SUSTENTÁVEL

Notícias por RSS Compartilhar no Facebook Postado por Brümmer Advocacia, em 24/02/2012, às 10:02, na categoria Direito Ambiental,Diversos,Meio Ambiente

Cientistas de prestígio de diversos países apresentaram segunda-feira um conjunto de apelos para evitar crises climáticas, de biodiversidade e de pobreza nos próximos anos. As demandas foram entregues durante encontro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em Nairóbi, no Quênia.

A substituição do Produto Interno Bruto (PIB) como medida de bem-estar, o fim dos subsídios a atividades que trazem risco socioambiental e a transformação dos sistemas de governança são alguns dos pedidos que estão na pauta dos 20 pesquisadores, todos eles ganhadores nos últimos anos do Blue Planet Prize – considerado o Nobel da área ambiental.

“O sistema atual não funciona”, afirma Bob Watson, conselheiro científico britânico em temas de ambiente e vencedor do prêmio em 2010, responsável pela apresentação do trabalho no encontro em Nairóbi. “A humanidade está caminhando para um futuro de 3°C a 5°C mais quente.”

O documento conta com um autor brasileiro: o físico da Universidade de São Paulo (USP) José Goldemberg, especialista em energia e meio ambiente.

O manifesto atual tem os olhos postos na Rio+20, evento das Nações Unidas que discutirá desenvolvimento sustentável em junho, no Rio.  

Fonte: O Estado de S. Paulo

Deixe seu Comentário