BRASIL VAI CONSTRUIR HIDRELÉTRICAS EM PLATAFORMA PARA DIMINUIR DESMATAMENTO, DIZ LULA

Notícias por RSS Compartilhar no Facebook Postado por Simone Brümmer, em 18/02/2010, às 20:02, na categoria Direito Ambiental,Meio Ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil vai passar a construir “hidrelétricas-plataforma”, para diminuir o desmatamento provocado pela instalação de hidrelétricas.  A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo Lula, o projeto é inspirado nas plataformas de petróleo em alto-mar.  “Logo, logo vamos apresentar uma novidade para o Brasil, que é uma coisa chamada hidrelétrica-plataforma.  A gente vai desmatar apenas para fazer a hidrelétrica.  Depois vai reflorestar tudo outra vez.  Os trabalhadores vão de helicóptero, que nem uma plataforma.  Para que não tenha ninguém xeretando lá perto, nem gente querendo construir casa lá, ocupação”, disse Lula.

O presidente defende a proposta como uma forma de combater o aquecimento, e disse que o País explora apenas 30% do seu potencial hidrelétrico.  A dificuldade em se criar mais hidrelétricas é que todo esse potencial encontra-se na região amazônica, e as construção geram desmatamento e impactos socioambientais.

O anúncio foi feito durante a inauguração da conversão da usina termoelétrica em Juiz de Fora para operar com etanol, a primeira no mundo desse tipo.

Fonte: S + F Tecnologia Ambiental (http://www.sfeditora.com.br/tecnologiaambiental/publicacoes.aspx?tipo=noticia&codigo=141)

1 Comentário

  1. edilamario disse:

    gostaria de receber o modelo de projeto de modelos Hidreletrica Plataforma…pois sou estudante de Geografia na UFT-To

Deixe seu Comentário